domingo, 2 de junho de 2013

Com campanhas fracas no Campeonato, Boca e Vélez se enfrentam pelo Torneio Final 2013

O Torneio Final do Campeonato Argentino está próximo da sua definição, e enquanto Newell's Old Boys, River Plate e Lanús lutam pelo título da competição, o Boca Juniors receberá a visita do Vélez Sarsfield, às 18h15, na Bombonera, ambos em busca de recuperação na tabela. Os 'xeneizes' estão apenas na 19ª colocação, enquanto os 'fortineros' estão uma casa acima, em 18º lugar. O Vélez é o atual campeão do Torneio Inicial e está no aguardo do vencedor do Torneio Final para jogar a super decisão ao final da temporada. Ambas equipes foram eliminadas pelo Newell's na edição da Copa Libertadores de 2013, o Vélez caiu nas oitavas, enquanto que, recentemente, o Boca foi eliminado nos pênaltis nas quartas de final.

 

Diagramas Táticos - Como atuarão as equipes? 

 

O Boca Juniors, após a eliminação na Libertadores, concentra suas forças neste final de Campeonato Argentino em busca de uma melhora na tabela. Carlos Bianchi definiu que para os últimos quatros jogos que restam na competição, colocará força máxima em campo. As ausências da equipe para esta partida ficam por conta de Nicolás Blandi, que está com um dedo do pé direito fraturado, e o capitão Juan Riquelme que sentiu febre durante o dia e foi vetado para a partida. O volante Walter Erviti segue como dúvida, porém deverá está em campo como titular. O Boca vai à campo com Orion; Marín, Caruzzo, Burdisso, Clemente Rodríguez; Erbes, Somoza, Erviti (Acosta), Sanchéz Miño; Juan Martínez e Santiago Silva. A tática da equipe para o confronto será de um '4-4-2' alinhado, como a equipe atuou na última partida diante do Newell's Old Boys, atuando sem 'enganche', um meia centralizado com a função de criar as jogadas ofensivas da equipe. As jogadas pelos lados do campo deverão ser o ponto forte do Boca para tentar vencer o Vélez na Bombonera. Sanchéz Miño, Erbes, Erviti e Martínez, se encarregarão de realizar as jogadas ofensivas pelos flancos do campo.


Pelo lado do Vélez Sarsfield, o técnico Ricardo Gareca também tenta somar pontos ainda no Campeonato Argentino para sair da incomoda posição. O Vélez sofre pelas ausências de muitos jogadores titulares que estão contundidos, dentre eles, o volante Fernando Gago, chegado por empréstimo do Valencia (ESP). O 'Fortín' dirigido por Gareca vai à campo com Sosa; Cubero, Sills, Sebá Domínguez, Papa; Peruzzi, Razzotti, Romero; Insúa; Ferreyra e Pratto. O Vélez atuará no já de costume '4-3-1-2', com dois volantes de muita mobilidade e chegada ao ataque, Peruzzi e Romero, além de Insúa, que é um dos principais jogadores da equipe, o 'enganche', criador de jogadas ofensivas do 'Fortín'. Enquanto isso, Facundo Ferreyra volta ao setor de ataque, formando dupla com Lucas Pratto. O 'chucky' Ferreyra, como é apelidado, marcou os dois gols da vitória do Vélez sobre o Quilmes na rodada passada, e foi o artilheiro ao lado de Scocco do Torneio Inicial marcando 13 gols.



Os Reencontros 

 

Este duelo também marcará o reencontro de dois jogadores com suas antigas equipes. No lado do Vélez Sarsfield o meia 'Pocho' Insúa atuou pelo Boca Juniors em 2005, chegando de uma transferência do Independiente. Insúa conquistou pelo Boca Juniors naquele ano uma Copa Sul-Americana, um Torneio Apertura, um Torneio Clausura e a Recopa Sul-Americana. No ano seguinte Insúa foi vendido ao Borussia Mönchengladbach por cerca de 6 milhões de Euros. Regressou ao Boca em 2009 por um ano de empréstimo, porém após uma temporada ruim não permaneceu na equipe. Atualmente, Insúa é um dos jogadores mais importante do time de Gareca.

Insúa eteve passagem vitoriosa pelo Boca. Foto: (muyboca.com.ar)

No Boca Juniors, Santiago Silva é o jogador que reencontrará com seus antigos companheiros de clube. O uruguaio teve a sua primeira atuação no Vélez em 2007, dirigido por Ricardo La Volpe. No Clausura de 2008 Santiago Silva foi o artilheiro do 'Fortín' na competição, porém foi emprestado por um ano ao Banfield. Em 2009 sagrou-se campeão com a modesta equipe dirigida por Falcioni. No seu retorno de empréstimo, Silva atuou pelo Vélez no Apertura de 2010 e foi novamente o artilheiro da competição. Em 2011, Santiago Silva junto com o seu companheiro de ataque 'Burrito' Martínez, que também reencontrará com sua ex-equipe, levaram o Vélez à conquista do Clausura daquele ano. No Vélez Sarsfield o 'El Tanque' participou de 93 partidas marcando 41 gols. Silva, atualmente, é o artilheiro do Boca no Torneio Final com cinco gols convertidos.

Santiago Silva sempre goleador no Vélez. Foto: (velez.com.ar)

 

Histórico de Confrontos

 

Boca Juniors e Vélez Sarsfield já se enfrentaram 160 vezes pela primeira divisão do Campeonato Argentino. Os 'xeneizes' levam grande vantagem diante do 'Fortín', foram 79 vitórias para o Boca contra 42 vitórias do Vélez. Ocorreram 39 empates. Nos últimos três confrontos foram dois empates em 0 a 0 e uma vitória do Boca por 1 a 0, no José Amalfitani. A primeira partida da história entre estas equipes foi pelo Campeonato Argentindo de 1931, uma vitória do Boca Juniors por 4 a 2 na Bombonera. A maior goleada dos confrontos também é a favor do Boca Juniors. No Apertura de 2004 o Boca aplicou uma sonora goleada por 6 a 0 no Vélez. A partida foi disputada na Bombonera e teve Palermo, Tévez e Schiavi entre os marcadores da partida.


Na última vez em que as equipes se encontraram foi pelo Torneio Inicial de 2012. A partida foi realizada no José Amalfitani e terminou com uma uma vitória do Boca por 1 a 0, o gol marcado foi de Santiago Silva. Assista o gol da vitória naquela oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário