sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sabella divulga lista de convocados da Argentina para enfrentar Colombia e Equador

A Argentina se prepara com o foco em seus próximos compromissos das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa de 2014. Nos dias 7 e 11 de Junho, a 'albiceleste' enfrentará Colombia e Equador, respectivamente, em busca de confirmar matematicamente a sua classificação para a Copa do Mundo que será realizada no Brasil. A Seleção de Sabella lidera a competição com 24 pontos conquistados, quatro a mais que o segundo colocado Equador.

Confira a lista dos jogadores que foram convocados

Goleiros: Sergio Romero (Sampdoria-ITA) e  Mariano Andújar (Catania-ITA)

Defensores: Federico Fernández (Getafe-ESP), Hugo Campagnaro (Napoli-ITA), Ezequiel Garay (Benfica-POR), José Basanta (Monterrey-MEX), Fabricio Coloccini (Newcastle-ING), Pablo Zabaleta (Manchester City-ING), Marcos Rojo (Sporting-POR)

Meio-campistas: Javier Mascherano (Barcelona-ESP), Éver Banega (Valencia-ESP), Pablo Guiñazu (Libertad-PAR), Lucas Biglia (Anderlecht-BEL), Ángel Di María (Real Madrid-ESP), Augusto Fernández (Celta de Vigo-ESP),  José Sosa (Metalist-UCR), Walter Montillo (Santos-BRA) e Erik Lamela (Roma-ITA)

Atacantes: Lionel Messi (Barcelona-ESP), Gonzalo Higuaín (Real Madrid-ESP), Sergio Agüero (Manchester City-ING), Rodrigo Palacio (Internazionale-ITA) e Ezequiel Lavezzi (Paris Saint Germain-FRA)

Alejandro Sabella ainda deve convocar alguns jogadores que atuam no futebol local da Argentina. Os mais especulados são Gino Peruzzi, Sebá Domínguez e Fernando Gago, jogadores do Vélez Sarsfield, Maxi Rodríguez e Ignacio Scocco do Newell's Old Boys, além de Clemente Rodríguez e Agustín Orion do Boca Juniors.

Sabella presente na Bombonera acompanhando os jogadores de Boca e Newell's (Foto: Ole)

A surpresa da lista de Sabella desta vez ficou por conta da convocação do meia-atacante Erik Lamela da Roma. 'El coco', como é conhecido, foi um dos artilheiros da equipe romana no Campeonato Italiano com 15 gols marcados na temporada. Lamela já tinha sido convocado por sabella para um amistoso contra a Suíça em Fevereiro de 2012, porém o atleta não teve a oportunidade de atuar naquela partida. Outro jogador que aparece como surpresa na lista é o volante Lucas Biglia, capitão e atual campeão nacional com o Anderlecht da Bélgica, o jogador foi citado por Sabella e tem a qualidade de atuar tanto como primeiro ou segundo volante na equipe. Biglia foi convocado muito em função de que Mascherano está voltando de lesão e Banega está suspenso para a próxima partida.

Lamela convocado. Na Roma, em 35 jogos marcou 15 gols (Foto: Reprodução/Ole)

O atacante Lionel Messi, capitão e principal jogador da Seleção Argentina, ainda se recupera da lesão que sofreu no confronto com o Paris Saint Germain. O atleta tem esperança de estar na partida contra a Colombia e afirmou que esses dois próximos jogos são cruciais para que a Argentina garanta a sua vaga na Copa de 2014. Caso Messi não possa atuar contra a Colombia, Erik Lamela, José Sosa ou Walter Montillo disputarão pela vaga na equipe titular, o que dependerá da disposição tática que Sabella vai escolher para o duelo.

Sem Messi, como poderá atuar a Argentina taticamente?


Sem o craque Messi, é notório que a Seleção perderá muito do seu poder ofensivo em campo, ao menos da qualidade técnica que possui o melhor jogador do mundo. Com Messi, a Argentina atua basicamente em um '4-3-1-2', ele fazendo o papel de "enganche", armador da equipe. Se não contar com ele, Sabella poderá ingressar com Erik Lamela, em uma formação modificada, um '4-3-3' com variações táticas dentro da partida. O também canhoto Lamela, como faz na sua equipe, poderá jogar como um ponta direita, sempre buscando abrir espaços para a finalização trazendo a bola para o meio, "enganchando", como se diz na Argentina. Além disto, o meia deverá voltar pelo flanco direito ajudando a Fernando Gago e Pablo Zabaleta na marcação por aquele setor. As vezes poderemos notar a Argentina em um '4-4-2', com Mascherano e Gago formando a dupla de volantes, Lamela e Di Maria atuando pelos lados do campo e na frente o ataque formado por Agüero e Higuaín.

José Sosa ou Walter Montillo poderão ser outras opções

 

Pensando em outras opções para substituir Lionel Messi, Sabella poderá optar em atuar no '4-4-2' como realizou em algumas partidas da Argentina sob seu comando. Quando o técnico opta por esta formação, geralmente, ele inverte Di Maria de posição, passando o meia do lado esquerdo para o direito, e ingressa com José Sosa pelo flanco esquerdo do campo. A Seleção se comporta bem com esta formação tática, onde Di Maria e Sosa avançam pelos lados do campo, chegando para ajudar os jogadores de ataque, neste caso Agüero e Higuaín. A recomposição defensiva também é um ponto forte nesta tática montada por Sabella, visto que, Di Maria e Sosa quando não estão com a posse de bola voltam pelos lados para ajudar na marcação. Sabella nunca utilizou o Montillo nesta formação de '4-4-2', mas o meia do Santos, pode também realizar esta função pelos flancos.

E para você, qual seria a melhor formação tática da Argentina, caso não possa contar com Lionel Messi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário