sábado, 30 de março de 2013

Newell's enfrenta San Lorenzo de olho na liderança do Torneio Final

O San Lorenzo receberá a visita do Newell's Old Boys em partida válida pela 7ª rodada do Torneio Final do Campeonato Argentino. Os donos da casa vem de uma vitória na rodada passada quando venceu o Colón, em Santa Fé, pelo placar mínimo. O San Lorenzo ocupa a 8ª colocação no Torneio com nove pontos conquistados. Enquanto isso, o Newell's é o atual vice líder da competição com 13 pontos conquistados. Na última partida a equipe de Rosário venceu o River Plate, gol marcado pelo artilheiro da competição Ignacio Scocco.

Os Destaques


Nascido em La Plata, Buenos Aires, Alan Nahuel Ruíz é um jovem jogador de 19 anos. Iniciou sua carreira no Gimnasia La Plata e sua estréia na primeira divisão do futebol argentino foi em Junho de 2011, ainda atuando pela equipe do Gimnasia. No ano passado o San Lorenzo comprou seus direitos federativos por cerca de 600 mil dólares, e atualmente é um dos melhores jogadores da equipe de Almagro, sendo pretendido por alguns clubes europeus, por exemplo a Udinese-ITA, e com sequências de convocações para a Seleção Argentina de base. Alan Ruíz é um 'enganche', como é conhecido o meia de ligação na Argentina, canhoto, com muita técnica e habilidade. Segue acumulando jogos na primeira divisão como titular do San Lorenzo.

Alan Ruíz (Foto:www.sanlorenzo.com.ar)

O Newell's Old Boys conta com o artilheiro da competição, o atacante Ignacio Scocco. 'Nacho' Scocco, como é chamado pela torcida, é um atacante de 27 anos, e está atuando por empréstimo no Newell's Old Boys. Revelado pelo próprio Newell's em 2004, Scocco pertence ao Al-Ain dos Emirados Árabes, porém, por problemas pessoais, resolveu voltar para jogar na Argentina. Scocco foi o artilheiro do Torneio Inicial com 13 gols marcados. Agora segue lutando pela artilharia do Torneio Final, onde já marcou cinco gols em seis partidas disputadas. Ignacio Scocco também foi convocado por Alejandro Sabella para a Seleção Argentina na disputa do Superclássico das Américas, confronto diante do Brasil, onde marcou os dois gols da vitória da Argentina. A cláusula de recisão do contrato de Scocco fixada pelo Al-Ain é cerca de 1,8 milhões de euros, e alguns clubes da Argentina, como o Boca Juniors e o próprio Newell's, já se adiantam para realizar a sua contratação.

Ignacio Scocco (Foto:AFA)


Diagrama Tático - Como atuarão as equipes?


O San Lorenzo de Almagro que vem de vitória diante do Colón atuando fora de casa, seguirá com a mesma equipe titular. A única alteração forçada para a partida diante do Newell's é a entrada do jovem Kannemann no lugar de Mauro Cetto que foi expulso na última partida. Com isso, Kannemann atuará mesmo de lateral esquerdo e Santiago Gentiletti formará a dupla de zaga com Pablo Alvarado. A equipe montada por Juan Pizzi atuará no '4-2-3-1' com Kalinski e Mercier formando o 'doble 5', Julio Buffarini como volante pela direita e Franco Jara como volante pela esquerda. Alan Ruíz será o 'enganche' da equipe, enquanto que mais a frente, Denis Stracquarlusi atuará como centro-avante da equipe de Almagro. Muito provavelmente veremos um San Lorenzo com a posse de bola atacando pelos flancos, com Buffarini e Jara, porém, sem a posse, ambos os jogadores deverão recompor um pouco mais pelos lados do campo para ajudar na marcação. O jogador mais criativo e técnico dessa equipe é o jovem de 19 anos, Alan Ruíz.

O '4-2-3-1' do San Lorenzo de Almagro

O Newell's Old Boys dirigido por Gerardo Martino vem de vitória na rodada passada diante do River Plate, após um lindo gol marcado por Ignacio Scocco. Para o duelo diante do San Lorenzo, Gerardo Martino não contará com Cáceres que voltou lesionado da Seleção Paraguaia após as partidas das Eliminatórias. Em seu lugar entra o defensor pela direita Cristian Díaz. Outro que segue como dúvida para a partida é o experiente zagueiro Gabriel Heinze, mas treinou normalmente ontem e deve ser titular. O Newell's Old Boys entrará a campo com o seu já habitual '4-3-3', formado por uma linha de quatro defensores no fundo, no meio três volantes, Villalba como primeiro volante, Cruzado atuando pela esquerda e Pablo Pérez na direita. Na frente uma linha de três atacantes formada por Víctor Figueroa pelo flanco direito, Maxi Rodríguez na esquerda e o artilheiro da equipe Ignacio Scocco mais centralizado. O Newell's é o vice-líder da competição e segue lutando em duas frentes, onde tenta ser campeão do Torneio Final e conquistar a Copa Libertadores da América.

O '4-3-3' do Newell's Old Boys


Histórico de Confrontos


San Lorenzo e Newell's Old Boys já se enfrentaram em 146 oportunidades pela primeira divisão do futebol argentino. O 'Ciclón', como é conhecido o San Lorenzo, leva vantagem com 59 vitórias contra 44 vitórias do Newell's. Ocorreram 43 empates. A equipe de Almagro converteu 219 gols diante de 183 gols do Newell's. Nos últimos três confrontos a disputa segue equilibrada, onde o Newell's venceu uma partida, o San Lorenzo venceu outra e ocorreu um empate. A primeira partida da história entre estas equipes foi pelo Campeonato Argentino de 1939, partida realizada em Rosário com vitória do Newell's Old Boys por 2 a 1. No quesito goleadas, a disputa também é equilibrada, o Newell's em 1941 aplicou uma goleada por 5 a 1 no San Lorenzo. Porém, oito anos depois o San Lorenzo devolveu a goleada de 5 a 1 no Newell's, jogando em Almagro.

O Último Confronto


A última vez em que as equipes se encontraram no Campeonato Argentino foi pelo Torneio Inicial no ano de 2012. A partida foi realizada em Rosário e o Newell's Old Boys venceu pelo placar de 1 a 0. O artilheiro Ignacio Scocco foi o autor do gol naquela oportunidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário