sexta-feira, 29 de março de 2013

River Plate x Vélez Sarsfield - O que esperar deste confronto?

O Torneio Final do Campeonato Argentino segue nesse final de semana com a sua 7ª rodada, e o Vélez Sarsfield, campeão do Torneio Inicial em 2012, visitará ao River Plate. A partida será realizada no Monumental de Nuñez, às 18:10 hr, nesse sábado (30). O River Plate chega para esse confronto ocupando a terceira colocação do Torneio, quatro pontos atrás do líder Lanús, enquanto o Vélez, que está mais focado na Copa Libertadores, encontra-se na 13ª posição.

 

Os Destaques


Recentemente contratado pelo River Plate por uma cifra de 1,8 milhões de dólares, Leonel Vangioni, é o principal destaque da equipe millonaria. Atua como volante, canhoto, porém, muitas vezes quando ainda vestia a camisa do Newell's Old Boys jogou de lateral esquerdo. É um jogador polivalente que pode atuar em várias posições pelo flanco esquerdo do campo. Na sua primeira partida oficial com a camisa do River Plate, Vangioni marcou na vitória de 2 a 1 frente ao Belgrano de Córdoba. Leonel Vangioni que estava atuando de ala pela esquerda no '3-5-2' formado por Ramón Díaz passará a atuar como volante pelo mesmo setor nesta partida diante do Vélez Sarsfield.

Leonel Vangioni (Foto: muyriver.com.ar)

No lado do Fortín, Federico 'Pocho' Insúa é o principal destaque da equipe. Meia 'enganche', como é conhecido o meia de ligação na Argentina, Insúa comanda as jogadas ofensivas da equipe de Ricardo Gareca. Com uma habilidade incrível na perna esquerda, 'Pocho' Insúa, como é conhecido, já realizou 37 partidas pelo Fortín e marcou 8 gols. Ao lado de Ferreyra, foi o principal jogador na conquista do Torneio Inicial pelo Vélez no ano de 2012.

'Pocho' Insúa (Foto: porvelez.com.ar)


Diagrama Tático - Como atuarão as equipes?


O River Plate vem de derrota diante do Newell's Old Boys, e segundo o técnico Ramón Díaz, a equipe estava com dificuldades atuando com três zagueiros. Sendo assim, para a partida diante do Vélez, o comandante dos millonarios fará uma alteração tática na equipe. Ramón Díaz deixará o '3-5-2' de lado e colocará a equipe em campo em um '4-4-2'. Diego Martínez fará sua estréia como profissional na equipe do River Plate e atuará como defensor pela esquerda. No meio de campo, Leo Ponzio e Ledesma farão o 'doble 5', enquanto que Sanchéz e Vangioni serão os volantes pelos lados do campo. O River será muito forte ofensivamente pelo lado esquerdo do campo, com os avanços de Vangioni, que está sendo o principal jogador da equipe. No setor de ataque, David Trezeguét voltará a formar dupla com Rodrigo Mora. O Francês que marcou dois golaços no treino tático e voltou a ganhar a vaga de titular da equipe, não atua como titular desde a partida contra o Colón, já que na rodada passada ficou no banco e não entrou no decorrer da partida. O técnico Ramón Díaz resolveu sacar os 'enganches' da equipe, assim, Juan Manuel Iturbe e Mauro Díaz ficarão como opções no banco de reservas.


O Vélez Sarsfield, atual campeão argentino, comandado por Ricardo Gareca, vai à campo no já habitual '4-3-1-2'. O Fortín segue com alguns desfalques na equipe, a exemplo de Fabián Cubero, Fernando Gago, Alejandro Cabral e 'Chucky' Ferreyra. Com o foco total na Copa Libertadores, a equipe de Gareca está apenas na 13ª colocação do Torneio Final e buscará contra o River Plate somar pontos para sair desta posição incômoda. Gino Peruzzi e Sebá Domínguez estarão de volta a equipe após a convocação para a Seleção Argentina. Peruzzi será novamente o lateral direito da equipe, já que, Cubero foi expulso na última partida e está suspenso. O meio de campo será formado por Francisco Cerro, que atua como primeiro volante, Iván Bella e Romero, que substituirá Fernando Gago, completam a trinca de volantes. Mais a frente, Federico 'Pocho' Insúa é o meia 'enganche' da equipe, jogador responsável pela criação de jogadas ofensivas do Vélez. Jonathan Copete e Lucas Pratto formarão a dupla de atacantes. O colombiano Copete jogará no lugar de 'Chucky' Ferreyra, que segue lesionado, e terá a companhia do artilheiro Lucas Pratto.



Histórico de Confrontos


River Plate e Vélez Sarsfield já se enfrentaram em 171 oportunidades na primeira divisão do Campeonato Argentino. Os millonários levam vantagem com 83 vitórias contra 48 vitórias do Vélez. Ocorreram 40 empates. O River converteu 290 gols diante de 205 gols do Vélez. Nos últimos três confrontos foram três vitórias conquistadas pelo Vélez Sarsfield diante do River Plate, sendo dois deles no José Amalfitani, casa do Vélez, e outro no Monumental de Nuñez. A primeira partida da história entre estas equipes foi pelo Campeonato Argentino de 1931, partida realizada no Amalfitani com vitória do River Plate por 3 a 2. A maior goleada dos confrontos também é a favor do River Plate, que ocorreu no Campeonato Argentino de 2007, Torneio Apertura, onde os millonários aplicaram uma goleada por 5 a 0 diante do Vélez.

O Último Confronto


A última vez em que as equipes se encontraram no Campeonato Argentino foi pelo Torneio Inicial no ano de 2012. A partida foi realizada no José Amalfitani e terminou com uma vitória do Vélez Sarsfiel por 2 a 0. Lucas Pratto e Iván Bella converteram os gols naquela partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário