sábado, 6 de abril de 2013

Em partida de reencontros, Boca Juniors enfrenta o Lanús na Bombonera

O Torneio Final do Campeonato Argentino segue nesse final de semana, chegando a sua oitava rodada. O Boca Juniors, comandado por Carlos Bianchi, receberá a visita do líder Lanús, dirigido por Guillermo Barros Schelotto. A partida marcará o reencontro dos dois técnicos. Guillermo Barros Schelotto foi jogador do Boca Juniors e dirigido por Carlos Bianchi. Juntos conquistaram a Copa Libertadores e o Mundial Interclubes. O Mellizo Schelotto disse que Bianchi é o melhor técnico de todos os tempos e que até hoje ele ainda segue aprendendo com o "Virrey". Outro reencontro será entre Cristian Chávez e a torcida do Boca. Chávez, revelado pelo Boca Juniors em 2006, transferiu-se ao Lanús nesta temporada em busca de uma maior regularidade na equipe principal. Pelo Boca, Cristian Chávez atuou 132 vezes e marcou apenas dez gols. O Boca Juniors ocupa a 16ª colocação com sete pontos conquistados. Enquanto que o Lanús está invicto na competição, é o líder com dez pontos a mais que o Boca Juniors. A partida terá início às 20h15min, nesse domingo, e você poderá acompanhar todos os detalhes na Rádio Esquadrão Esportes.

Os Desfalques


O técnico Carlos Bianchi segue com alguns dos seus jogadores de fora por contusão. Nesta semana quem engrossou a lista foi o lateral Franco Sosa e o volante Pablo Ledesma. Além deles, seguem de fora se recuperando de lesão Chiqui Pérez, Lautaro Acosta, Ribair Rodríguez, Cristian Erbes, Nahuel Zárate, Diego Rivero e Leandro Paredes. O 'Virrey' segue com problemas para montar uma equipe titular e oferecer a esta uma sequência de jogos.

No lado do Lanús, o técnico Guillermo Schelotto não contará apenas com o zagueiro venezuelano Oswaldo Vizcarrondo, que está suspenso devido ao acúmulo de cartões amarelos. Em contra partida, Schelotto terá a volta de Carlos Araujo, recuperado de lesão.

Os Destaques


Juan Román Riquelme, capitão do time e ídolo da torcida xeneize, é o grande destaque do Boca Juniors para a partida diante do Lanús. O 'enganche', como é conhecido o meia de ligação na Argentina, atuou por quatro partidas desde o seu regresso à equipe de Bianchi. Em sua volta, Riquelme atuando com a 10 do Boca, perdeu para o Unión em plena Bombonera por 3 a 1. Porém, o gênio Román marcou contra o Nacional na vitória do Boca Juniors por 1 a 0 em Montevidéu, e conseguiu classificar por antecipação a sua equipe para as Oitavas-de-Finais da Copa Libertadores da América. Riquelme já conquistou onze títulos com a camisa do Boca Juniors, sendo três Libertadores e um Mundial Interclubes. Continuará conquistando títulos, gênio?

Riquelme, ídolo e capitão do Boca (Foto/Divulgação: muyboca.com.ar)

No Lanús o grande destaque da equipe nesse Torneio Final é o atacante Silvio Romero. Jogador de 24 anos de idade, Romero foi revelado pelo Instituto de Córdoba em 2005 onde marcou 22 gols e se transferiu para o Lanús em 2010. Silvio Romero é um atacante de velocidade e também tem um excelente poder de finalização. O "Chino" Romero, como é apelidado, é um dos artilheiros do Torneio Final com cinco gols marcados. Com a camisa do Lanús, ele já conseguiu balançar as redes por 22 oportunidades. Além disso, Romero foi o principal jogador do vice campeonato do Lanús no Clausura de 2011.

Romero, artilheiro do Lanús no Torneio Final (Foto: www.ole.com.ar)

Diagramas Táticos - Como atuarão as equipes?


O Boca Juniors de Carlos Bianchi, mesmo com muitos desfalques, atuará com o que tem de melhor no momento. A equipe será formada praticamente pelos mesmos jogadores que venceram o Barcelona de Guayaquil na última quarta-feira. Orión; Albín, Caruzzo, Burdisso, Clemente Rodríguez; "Pol" Fernández, Somoza, Erviti; Riquelme; Juan Martínez e Blandi. O Boca Juniors vai à campo no habitual 4-3-1-2, onde no meio de campo Somoza fará o papel de primeiro volante, atuando e oferecendo mais proteção à frente da zaga. Guillermo "Pol" Fernández atuará como o volante pela direita, tendo mais liberdade de chegar ao ataque, já que o lateral Albín atua mais focado na marcação e Erviti jogará pelo lado esquerdo, dando auxílio a Clemente Rodríguez na marcação e a Román Riquelme quando ofensivo. O Riquelme é o meia de ligação da equipe, onde todas as bolas de ataque do Boca passam pelos seus pés, é o jogador que dita o jogo e o ritmo da partida em favor à sua equipe. No ataque, "Burrito" Martínez com muita velocidade e qualidade técnica jogando pelos lados do campo, enquanto Nicolás Blandi é o centro-avante da equipe, jogador que marcou o gol da vitória do Boca Juniors diante do Barcelona pela Copa Libertadores.

O '4-3-1-2' do Boca Juniors

O Lanús comandado pelo Barros Schelotto e atual líder da competição atuará com o Boca Juniors na Bombonera em um 4-3-3 formado por Agustin Marchesin; Carlos Araujo, Paolo Goltz, Carlos Izquierdoz, Maximiliano Velazquez; Guido Pizarro, Diego Gonzalez, Víctor Ayala; Silvio Romero, Ismael Blanco e Mario Regueiro. Guillermo Schelotto não contará com o zagueiro venezuelano Oswaldo Vizcarrondo, mas terá a volta do lateral direito Carlos Araujo. No meio de campo a equipe de Schelotto é composta por três volantes, Guido Pizarro, Diego Gonzalez e Víctor Ayala. Este último com uma maior liberdade para chegar ao ataque. Na frente três atacantes de velocidade e com excelente poder de finalização. Silvio Romero atua aberto pelo flanco direito, Ismael Blanco recentemente repatriado da Europa, atua aberto pelo lado esquerdo e mais à frente centralizado, o uruguaio Mario Regueiro. Esse trio ofensivo é a grande aposta dos Mellizos Schelotto que tem Silvio Romero como um dos artilheiros do Torneio Final.

O '4-3-3' do Lanús

Histórico de Confrontos


Boca Juniors e Lanús já se enfrentaram em 119 oportunidades pela primeira divisão do futebol argentino. O Boca Juniors leva vantagem com 66 vitórias contra apenas 19 vitórias do Lanús. Em 34 vezes as equipes não passaram de um empate. O Boca Juniors marcou 263 gols contra 133 do Lanús. Nos últimos três confrontos a disputa foi equilibrada, com uma vitória do Lanús, uma vitória do Boca Juniors e um empate com dois gols para cada lado. A primeira partida da história entre estas equipes foi pelo Campeonato Argentino de 1931, partida realizada na Bombonera, onde o Boca aplicou uma sonora goleada por 6 a 0 no Lanús. A maior goleada do confronto também é em favor do Boca Juniors, no Campeonato Argentino de 1947 o Boca fez 7 a 1 no Lanús, novamente jogando em seus domínios.

O Último Confronto


A última vez em que as equipes se encontraram no Campeonato Argentino foi pelo Torneio Inicial no ano de 2012. A partida foi realizada em Lanús e a equipe da casa venceu o duelo por 2 a 0. Mario Regueiro e Diego Valeri marcaram naquela oportunidade. Mario Regueiro ainda está na equipe e será titular novamente diante do Boca Juniors nessa partida. Enquanto que Diego Valeri se transferiu para o Portland Timbers dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário