quarta-feira, 24 de abril de 2013

Clubes Argentinos na Libertadores: Existem Favoritos ao Título?

As equipes da Argentina, ao lado dos brasileiros, sempre entram como favoritos à conquista do título do Continente. Detentora de 22 títulos da Copa Libertadores, a Argentina levou cinco equipes à competição desse ano, sendo que, quatro delas conseguiram a classificação para as Oitavas-de-Finais. Tigre, Newell's Old Boys, Vélez Sarsfield e o Boca Juniors estão nas oitvas representando a Argentina na competição.

No Torneio Final do Campeonato Argentino, os clubes que ainda estão na disputa da Libertadores priorizam a competição internacional, assim como as equipes do Brasil. O Vélez Sarsfield, atual campeão argentino, aparece apenas na 15ª posição com nove pontos, mesma pontuação que tem o Boca Juniors que se encontra atualmente na 17ª posição. O Tigre é o 11º colocado com 13 pontos conquistados. O Newell's Old Boys mesmo priorizando à Libertadores e por vezes colocando a equipe titular no torneio local, está na luta pelo título, seguindo na liderança ao lado do Lanús, ambos com 22 pontos conquistados. Na última rodada do Torneio Final, o Newell's bateu o Vélez Sarsfield no José Amalfitani por 3 a 1.

Na Copa Libertadores, o Vélez Sarsfield foi o melhor argentino da fase de grupos. A equipe dirigida por Ricardo Gareca e comandada em campo por Sebá Domínguez e Insúa, assumiu a liderança do grupo 4 com 13 pontos conquistados e classificou-se como a 4ª melhor equipe da competição. O Boca Juniors foi o vice-líder do grupo 1 com nove pontos somados e enfrentará o Corinthians nas Oitavas-de-Finais. O Tigre também passou em segundo do grupo com nove pontos, venceu na última rodada o Libertad fora de casa por 5 a 3, em uma excelente exibição de Ruben Botta, e garantiu a sua vaga. Na próxima fase o Tigre enfrentará o Olímpia (PAR).O Newell's Old Boys também passou como segundo melhor colocado do grupo 7, mesmo demonstrando um belo futebol, e a equipe dirigida por Gerardo Martino enfrentará o Vélez Sarsfield nas Oitavas-de-Finais da competição.

Os Destaques 

 

As quatro equipes da Argentina que se classificaram para esta fase de oitavas da Libertadores tem um jogador destaque, que serve como comandante ou termômetro da equipe. Se eles atuam bem, é quase certeza de vitória da sua equipe. O Vélez Sarsfield é comandado dentro de campo por Federico Insúa, seu camisa 10, chamado 'enganche', canhoto, responsável pelas criações de jogadas ofensivas da equipe de Liniers. Outro camisa 10 clássico, conhecido como o 'Senhor Libertadores', Juan Román Riquelme já conquistou por três vezes a competição internacional e continua sendo o principal jogador do Boca Juniors, dono de todas as jogadas ofensivas da equipe. No Newell's Old Boys, Ignacio Scocco é a peça fundamental da equipe, artilheiro do Campeonato Argentino com 19 gols, está também lutando pela artilharia da Copa Libertadores. Ignacio Scocco já chama atenção de muitos clubes na Argentina, inclusive o Boca Juniors, e no Brasil - o São Paulo tenta a sua contratação. O Tigre tem o excelente meia de ligação, habilidoso, canhoto, tem um bom poder de finalização e velocidade. Ruben Botta, revelado pelo Boca Juniors, é o destaque da modesta equipe do Tigre. Algumas notícias pela Argentina dizem que ele já está vendido à Internazionale de Milão.

Os destaques de cada clube argentino da Libertadores.

Conhecendo as Equipes Taticamente


A maioria das equipes na Argentina utilizam da formação tática conhecida como '4-3-1-2-', com três volantes, sendo que dois deles sempre chegam ao setor ofensivo, um meia de ligação chamado de 'enganche' e dois ataques mais à frente. Vélez Sarsfield, comandado por Ricardo Gareca, e o Boca Juniors de Carlos Bianchi atuam desta maneira, enquanto que o Newell's de Gerardo Martino é desenhado taticamente em um '4-3-3' e o Tigre, dirigido por Néstor Gorosito, atua no '3-4-2-1'. Conheça taticamente as equipes.


O Boca Juniors dirigido por Carlos Bianchi atua no '4-3-1-2' e mesmo ainda variando muito a equipe titular, muito devido à lesões, esta praticamente é a equipe titular de Bianchi quando possível contar com todos os jogadores à disposição. No momento atual Franco Sosa, Clemente Rodríguez, Ribair Rodríguez, Cristian Erbes, Walter Erviti e Juan Riquelme estão se recuperando de lesão, mas a grande maioria deverão chegar pronto para a primeira partida contra o Corinthians na Bombonera.


O Vélez Sarsfield comandado por Ricardo Gareca também atua no '4-3-1-2' e também sofre com a ausência de alguns principais jogadores por lesão. Esta acima será a equipe que enfrentará hoje o Newell's Old Boys em Rosário, mas Gareca ainda espera para a partida de volta poder contar com Fernando Gago, Lucas Romero, Facundo Ferreyra e Alejandro Cabral. O técnico Gareca ainda não conta com Iván Bella, que sofreu um ataque de eplepsia e não sabe ainda quando poderá voltar aos gramados.

 

O Newell's Old Boys dirigido por Gerardo Martino vem demonstrando um belo futebol tanto no campeonato local como na Copa Libertadores. O time do Newell's atua no '4-3-3', com dois jogadores que atuam pelos lados do campo, o Maxi Rodríguez e o Figueroa, e conta com o artilheiro Ignacio Scocco. Gerardo Martino conta com todos os jogadores do elenco à disposição e garante que o seu Newell's é uma das equipes favoritas à conquista do título, muito porque a equipe sempre procura se impor e fazer seu jogo ofensivo prevalecer diante dos adversários.



O Tigre comandado por Néstor Gorosito atua no '3-4-2-1' e necessita muito da qualidade individual de Ruben Botta e Matías Pérez García. A modesta equipe do Tigre conseguiu a sua classificação para as Oitavas após vencer o Libertad fora de casa por 5 a 3. O defensor pela esquerda Lucas Orban é também um dos nomes a se destacar nessa equipe, além do capitão e experiente Galmarini, volante que atua pelo lado direito do campo. Ramiro Leone é o outro volante que atua pelo lado do campo e também tem uma boa chegada ao setor ofensivo. O Tigre atua apenas com um atacante de fato, o matador Maggiolo.

Após esta análise dos clubes argentinos, você acredita que algum deles pode chegar à conquista do título da Copa Libertadores da América?

Nenhum comentário:

Postar um comentário